sexta-feira, setembro 16, 2011

Wonkavision - Wonkainvasion




O Rio Grande do Sul sem dúvidas é uma fantástica fábrica de música, mas apesar de tantas bandas boas no estado, o título de "minha preferida" vai facilmente para uma delas.
A banda já não é lá uma novidade, afinal, tornou-se "conhecida" em 2002, quando venceu um concurso promovido pela Coca Cola, a MTV e três rádios do estado. Na ocasião, a música Nanana foi a mais votada no concurso promovido via internet e a banda alcançou um sucesso considerável, principalmente no cenário alternativo. O concurso resultou na gravação do primeiro disco, que se chamaria Wonkainvasion, mas acabou por ter o mesmo nome da banda e é sobre esse disco que trato aqui.

Wonkavision é tudo o que a música brasileira precisava em 2004 e precisa até hoje. O mainstream nacional está afogado em música totalmente comercial e de baixa qualidade, bandas realmente boas são raras exceções. Enquanto isso, no cenário alternativo, bandas boas são frequentes, mas não ganham a atenção devida fora dele.
Os Wonkas fazem uma música pop "sem vergonha de ser pop", segundo as próprias palavras da banda. Suas guitarras são deliciosas de se ouvir, principalmente acompanhadas do tão marcante sintetizador moog de Manu. O contraste entre as vozes desta e de Grazi (ex-baixista e vocalista), com a de Will (vocalista, guitarrista e compositor) é incrível de se ouvir e dá uma vontade tremenda de ter uma banda com duetos assim.

Além dos excelentes instrumentais, as letras também são um show a parte. É irônico, mas delicioso, ouvir frases como "Então surto em silêncio, eu e meus comprimidos. Quando ver do que sou capaz será tarde demais." em uma melodia tão dançante. É fácil se identificar com algumas letras, afinal os temas tratam de assuntos bem comuns na vida cotidiana: querer largar o emprego (O Plano Mudou), TPM (Tente Por Mim), expectivas amorosas (Nanana) e por aí vai.

O fato é que o Brasil precisa de mais bandas como Wonkavision e, principalmente, que mais pessoas conheçam essas bandas (por maior que seja a minha síndrome de underground, devo admitir isso). É, as pessoas precisam de uma "visão Wonka" de mundo.


Notas Individuais:

01 - O Plano Mudou - 9.0
02 - Ei, Não É Por Mal - 8.8
03 - Brinquedos - 9.6
04 - Comprimidos - 10.0
05 - Aquele Alguém - 9.4
06 - Nanana - 9.0
07 - A Garota Mais - 8.2
08 - Quando 16 - 9.8
09 - Errado? - 8.0
10 - Tente Por Mim - 8.7
11 - Problemas - 9.2
12 - Rejection Junkie - 8.9
  Faixas Bonus:
13 - Nanana (Acústico) - 8.8
14 - Quando 16 (Acúsitco) - 9.5
15 - PowerBossa - 10.0
16 - Ah, É Assim? - 8.9
17 - Super-Homem - 8.8
18 - Amigo Por Um Dia - 9.5

Nota Final: 9,2




Nenhum comentário:

Postar um comentário